O que é implantação mamária? A sua é alta, média ou baixa?


Uma das características que mais impactam no resultado de uma cirurgia plástica é a implantação mamária. Resumidamente, implantação mamária ou footprint é a localização da mama no tórax. Ou seja, o lugar onde a mama nasceu no tórax.


"Mas como assim, Dr. Allan? Todas as mamas não nascem no mesmo local no tórax?"


A resposta é direta: NÃO!

gif

As mamas podem se desenvolver em qualquer altura no tórax, desde muito próximas da clavícula (implantação alta) até o limite inferior do tórax (implantação muito baixa).


Mamas de implantação alta se caracterizam por ter o colo mais alto e mais marcado. São geralmente as preferidas pelas brasileiras, que valorizam muito o decote.


Mamas de implantação baixa se caracterizam por ter pouco colo e por ter esse colo com aparência bem natural. Muitas vezes são confundidas com mamas caídas, embora nem sempre sejam.


Esse conceito é diferente da queda ou ptose mamária. Uma mama é caída quando ela se posiciona mais baixo do que o local onde ela se desenvolveu inicialmente no tórax. Ou seja, é uma flacidez dos tecidos que leva à queda ou ptose. A implantação independe de a mama ter flacidez ou não.



Veja na imagem acima. À esquerda, uma mama com implantação alta. O decote fica bem próximo ao pescoço e à clavícula. Na imagem do centro, as mamas estão numa posição média em relação ao tórax. Já na imagem da direita as mamas estão posicionadas na porção mais inferior do tórax.


É fundamental que a paciente tenha essa consciência corporal antes de submeter-se a uma cirurgia mamária, pois as pacientes com implantação baixa frequentemente vêm queixando-se de mamas pequenas, caídas ou sem colo. Elas geralmente querem um colo bem alto, o que nem sempre é possível. Quando não são alertadas sobre isso, frequentemente se frustram após a cirurgia e acabam solicitando a troca por implantes maiores. E implantes maiores não vão dar o resultado que elas sonham, pois o problema não é de falta de volume e sim de estrutura corporal. Então a paciente pode acabar com uma mama exageradamente grande, com dores, frustrações e sem o tão sonhado colo mamário. Conhece alguma amiga assim? Provavelmente.

gif

A mensagem final desse post é a seguinte: a busca por melhorias é algo saudável e inato do ser humano, porém nem todas as características corporais podem ser mudadas com cirurgia. Há sim estratégias para disfarçar ou melhorar uma mama com implantação baixa, mas há um limite. Quando o desejo da paciente é impossível de ser atingido com a cirurgia, temos um problema e duas soluções possíveis:


1 - não operar

2 - Trabalhar a expectativa da paciente, adequando o desejo dela para o que é possível de ser atingido.


Um grande abraço do Doc!


Allan Filgueira


Fale Conosco

Email: contato@allanfilgueira.com.br

 

Clínica Daiane Saldanha

Rua João Paulo I, 2160

Candelária

Natal-RN

Inscreva-se em nossa lista de e-mails

© 2020 by Allan Filgueira Proudly created with Wix.com

Responsável Técnico

Dr. Allan Filgueira 

CRM/RN 5433 

RQE - 2787